Quem Somos

A origem do Agente Marítimo perde-se no tempo. Desde que o comércio internacional se instituiu, nos primórdios da História, surgiu também a necessidade dos armadores em possuir em cada porto o seu legítimo representante.

Não são raras as Agências de Navegação Marítima brasileiras com mais de cem anos de atividades.

E é justamente essa experiência secular que tem permitido ao Agente Marítimo brasileiro adequar-se com rapidez e qualidade às profundas transformações verificadas em todo o Mundo, tanto no que diz respeito ao transporte marítimo quanto ao sistema operacional portuário.

Informatizando-se e empregando pessoal altamente qualificado, as Agências de Navegação Marítima deixaram de ser apenas intermediários dos armadores para atuarem como seus representantes perante autoridades constituídas, administrações, transportadores e auxiliares do comércio internacional.

E foi para defender os direitos e interesses das Agências Marítimas no Estado do Paraná, inclusive em questões jurídicas e administrativas que, foi criada inicialmente a Associação Profissional das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná - APANEPA , entidade predecessora do SINDAPAR, o qual foi fundado em 25 de abril de 1988.

Na busca do desenvolvimento econômico e social de Paranaguá, e como forma de geração de empregos, o SINDAPAR tem investindo na qualificação profissional das Agências e empresas de navegação marítima e demais instituições marítimas e portuárias do estado do Paraná, tornando-as mais competitivas no mercado mundial.

É também através da representação pelo SINDAPAR que as agências de navegação vêm respaldados seus direitos junto às diversas organizações da comunidade marítima, tais como, Receita Federal, Vigilância Sanitária, Polícia Federal, APPA, Vigilância Agropecuária, Capitania dos Portos, Praticagem, Rebocadores, Marinha Mercante, etc.

Temos a convicção profunda e permanente de que o Brasil não é viável sem o seu mar e as Agências de Navegação Marítima do Paraná, e o SINDAPAR se fazem presentes e atuantes em todos os momentos!
" Temos a convicção profunda e permanente de que o Brasil não é viável sem o seu mar e as Agências de Navegação Marítima do Paraná, e o SINDAPAR se fazem presentes e atuantes em todos os momentos ".